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domingo, 7 de novembro de 2010

O trabalho na construção da dignidade humana - ENEM 2010



Em plena contemporaneidade, nossa sociedade ainda caminha a passos lentos no que diz respeito ao (re) conhecimento e à (re) valorização do trabalho, enquanto elemento dignificador de homens e mulheres em seus respectivos contextos situacionais sociais.O Brasil, por exemplo, é uma nação que se vangloriou durante um extenso período de sua história pelo domínio e escravidão de milhares de negros (as) africanos (as) nos trabalhos de cunho doméstico e agrícola. Porém, é possível perceber, em uma ótica mais construtivista e dignificadora do que a cerca de 30 décadas atrás, por exemplo. É interessante pensar nas mudanças que o trabalho pode exercer sobre as pessoas: mudando-as e moldando-as em detrimento do sentimento de estar sendo útil a alguém. Os homens são movidos pelas convenções mundanas, mas não poderiam viver em negação à sua natureza, aos seus desejos incessantes de procurar no ato de ensinar, cozinhar, gerenciar ou plantar, por exemplo, a dignidade de suas vidas - o "porque" de existirem. Vejamos o caso de um professor, um ofício de utilidade pública e subjetividade indescritível. Apesar de todo o cerceamento social em torno do docente, o seu trabalho é, possivelmente, o mais digno de todos, pois é ele o grande protagonista das atividades humanas, já que todo e qualquer trabalho partirá dele. Dessa forma, cabe a todos, enquanto cidadãos e cidadãs pensantes, estudar a fundo as relações trabalhistas e evolucionárias da nossa sociedade para que, então, possamos usufruir de um pensamento dignificador, a priori, em relação à construção das identidades humanas.

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