Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Maquiagem borrada e eu lírico triunfante em "Fracasso", de Pitty.


Para os que leram o post anterior e não conhecem a canção a qual me referi, ou simplesmente para aqueles, como eu, que são fãs de carteirinha do rock da Pitty, aqui vai um rápido comentário sobre o videoclip de "Fracasso".

Maquiagem borrada, discurso de fracasso e eu lírico triunfante. É assim o vídeo da música "Fracasso", de Pitty. Vestida como "viúva dark", com plumas, véu e espartilho, a baiana usa a arte da música e o tom de revolta, que só o rock tem, para discutir sobre a ideia de fracasso. Ela escarna a questão a fundo, descrevendo personalidades, atitudes e ideologias das pessoas que desistem fácil. O interessante é que a letra trata de um tema que envolve emoções e sensações no mínimo incômodas de ouvir, o que é o caso do fracasso. Porém, o eu lírico da canção está arrasando! Pitty demonstra em sua interpretação o puro triunfo, o que dá a impressão de  a vitória estar escrita na cara dela. E alguns podem questionar-me por tal comentário, dizendo que uma coisa não tem nada de semelhante à outra. Mas atenção às confusões. O eu lírico triunfante é o que DIZ sobre o fracasso e não o que ESCUTA o que foi dito. 

Só para não perder a prática, podemos criar um paralelo entre a maquiagem borrada de Pitty no vídeo, um dos aspectos mais legais da produção,  ao fracasso das relações humanas, pessoais e, é claro, educacionais. É a forma forte com que ela se "borra" toda que me remete de imediato à uma forma de revolta contra tudo que há, em detrimento de tudo que queremos.

Baixe a música aqui: http://search.4shared.com/q/1/fracaso
Assista ao vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=gGbrYw7Lf_c&ob=av3e

Um comentário:

  1. Muiito bom!!! Adoro essa música. Revoltadoss....
    "E, vítima de si, despreza o que nunca vai ter
    O mais verde é sempre além do que se pode ter."

    ResponderExcluir