Total de visualizações de página

domingo, 29 de maio de 2011

Blog: um gênero textual digital


Blog vem da abreviação de weblog: web (tecido, teia, também usado para designar o ambiente da Internet) e log (diário de bordo). É uma ferramenta do mundo virtual que permite aos usuários colocar conteúdo na rede e interagir com outros internautas. Os blogs surgiram em agosto de 1999, com a utilização do software “Blogger”. A facilidade para a edição, atualização e manutenção dos textos em rede foram, e são, os principais atributos para o sucesso e a difusão dessa chamada ferramenta de auto-expressão. Em relação ao gênero blog, percebemos que o seu plano geral (estrutura) se apresenta, de acordo com Marcuschi (2010), da seguinte forma:
a)      No cabeçalho é apresentado o nome e um resumo do tema do diário (blog);
b)      As laterais são usadas, em geral, para mostrar o perfil do dono do blog e seus contatos, e ainda, arquivos de textos e fotos já publicados, além de endereços e comentários recomendados pelo blogueiro;
c)      O texto que se apresenta vem acompanhado de assinatura, data e horário em que foi escrito. O dono do blog coloca também atalhos para que o leitor possa encontrar outros textos com o mesmo tema, ou aos quais o texto principal faça alusão (os chamados “marcadores”);
d)     Há um espaço para que o leitor do blog deixe seu comentário.

Depreendemos, no que concerne ao gênero blog, que é possível localizar todas as sequências textuais existentes nos campos de estudo da Língua Portuguesa, já que a abrangência discursiva do gênero em questão permite ao redator produzir incontáveis  e variados textos, sejam eles, predominantemente, narrativos, descritivos, argumentativos, expositivos, dialogais ou injuntivos, segundo Jean Michel Adam (2010).
No tocante à esfera discursiva, podemos classificar o blog como “um gênero emergente digital” (Marcuschi, 2010). Sendo assim, o segmento social que faz uso desse gênero como ferramenta eficaz de comunicação é, necessariamente, ligado ao acesso à Internet e, na maioria dos casos, formado por indivíduos de faixa etária entre 15 e 25 anos, já em relação ao lugar social em que a interação o texto é produzida, podemos destacar a escola, família, mídia, igreja, interação comercial, interação do cotidiano, etc. Os blogs são produzidos tanto em casa, quanto na escola, num cybercafé ou em lanhouses. Podendo ser modificado diariamente ou conforme o blogger achar melhor. É válido ressaltar que o blog, assim como outros gêneros digitais como o e-mail, não permite a existência da democratização total do discurso, pois “para que haja verdadeira democratização das ideias, não basta que elas estejam depositadas na grande rede. É necessário que circulem e entrem na ordem do discurso” (Teixeira, 2010).

34 comentários:

  1. adorei esse pouste. parabens mesmo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, gostei muito do post. Faço Letras também, trabalho em um laboratório de redação de uma escola particular. Hoje, os alunos produzirão um blog.

    ResponderExcluir
  3. Depois que criei um blog e comecei a praticar a escrita, melhorei muito a minha maneira de me expressar, o português e até a comunicação verbal. Acho que é um ótimo exercício de educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também aconteceu isso André.
      Eu era tímido e bem na minha.
      Depois que comecei a criar Blogs eu comecei a melhorar minha escrita e as vezes corrijo quando alguém escreve errado. rsrs

      Excluir
  4. Importantíssima matéria sobre educação.
    Acredito que praticar a escrita é fundamental para conhecer mais vocabulários e até se expressar melhor.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Eu costumo postar em uma fanpage do facebook que eu tenho... Posto tudo: meus pensamentos, adversos da vida etc. E realmente quando praticamos a escrita nós melhoramos muito, somos obrigados a pesquisar diversas vezes palavras no google etc. É um desenvolvimento enorme, aconselho a todos. Parabéns, ótima matéria!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Antigamente tinha muito medo de escrever por acreditar que minha escrita não agradaria aos outros, mas aos poucos fui percebendo que escrever em blog me dava menos preocupação e liberdade para escrever realmente aquilo que queria. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post, muito bem escrito!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado e parabéns pelo post. Meu amigo e eu estamos escrevendo um blog juntos e ele me recomendou este texto. Tem sido uma ótima experiência!

    ResponderExcluir
  10. Tanto escrever como ler embora viciantes produz uma viagem que nenhuma droga consegue imitar.

    ResponderExcluir
  11. Ótimo , Adorei o Post ! Adoro o Gênero textual

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante. Tenho meu blog e posso dizer que é um gênero fácil para comunição virtual.

    ResponderExcluir
  13. Curti! Escrever é muito bom mesmo, tanto para o autor, quanto para quem vai ler.

    ResponderExcluir
  14. A escrita é uma das maiores ferramentas inventadas pelos seres humanos. E quem escreve em blogs, jornais ou revistas, sabe bem a importância disto.

    ResponderExcluir
  15. Sempre fui mal em língua portuguesa...!Lembra daquelas análises sintáticas? Meu Deus! Era muito difícil para eu distinguir um sujeito oculto de outro indeterminado, no fim nunca soube encontrar o bendito sujeito! Mergulhei por muito tempo nas ciências exatas, até me formar em direito, onde, por fim, descobri que sabia me comunicar muito bem através da escrita, e assim tem sido até hoje.

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre fui boa em português e, consequentemente, sempre tive facilidade para escrever em blogs. Mas só aprendi que "com certeza" se escreve separado alguns anos depois! Hoje exercito meu inglês traduzindo artigos virais.

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre tive dificuldade em português, por isso foi meio difícil começar as escrever artigos em blogs. Mas, depois de muita aprendizagem e leitura de blogs com esse aprendi bastante e agora não tenho mais essas dificuldades.

    ResponderExcluir
  18. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORAVEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCOpara que Desenterre i.m de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que i m venha para MIM l, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele i.m não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes. Só mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em forum diferentes esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará fui

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre tive dificuldade em português que pena .. adorei o artigo vou voltar mais vezes prometo!

    ResponderExcluir
  20. Que texto informativo, muito legal seu site! Entrei na faculdade a pouco tempo!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado por compartilhar esse excelente conteúdo beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu sempre tive dificuldade em português rs ótimo artigo foi muito legal achar o teu blog, o melhor e que foi sem querer kk abraços irmão.

    ResponderExcluir
  23. Nossa belo blog o seu to gostando demais, nunca me dei bem com o português mas é lendo que a gente vai aprendendo a forma correta de se escrever!!

    ResponderExcluir
  24. Muito educativo. Seu conteúdo é realmente incrível. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Ter dificuldades no português para mim é terrível, por isso esse ano consegui entrar em um curso particular, espero que em breve possa ter mais facilidade, principalmente na provas. Obrigada pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
  26. Ótimas dicas André! Com a tecnologia e o autocorretor, as pessoas tem ficado cada vez mais preguiçosas!

    Pessoas como você fazem a preguiça ser deixada de lado um pouco e ajuda aqueles que não querem passar vergonha, sem saber falando a própria língua! rs

    ResponderExcluir
  27. Muito interessante seu artigo, André! A tecnologia cada dia que passa nos torna mais "preguiçosos" isso acaba prejudicando quando você for fazer um vestibular, ou concurso público.

    ResponderExcluir
  28. Concordo contigo, acabamos no tornando refém da tecnologia, em menos de 10 anos, tivemos um grande avanço, mas isso acabou nos tornando mais "preguiçosos" conforme o amigo Miguel disse acima.

    ResponderExcluir
  29. muito bem! Comodismo, zona de conforto não combinam com crescimento!

    ResponderExcluir
  30. Depois que criei o meu primeiro blog, tomei gosto pela escrita e hoje posso não ter a melhor gramática, mas consigo me expressar muito melhor. Temos que utilizar a tecnologia a nosso favor, não podemos nos acomodar.

    ResponderExcluir