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quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Ensino de Língua Materna no Brasil

Século XXI. O Brasil vem trabalhando e desenvolvendo cada vez mais a pesquisa científica com ênfase no campo dos Estudos Linguísticos e o conhecimento produzido nacionalmente também vem adquirindo seu espaço no contexto mundial. Rita Maria Diniz Zozolli, graduada em Letras pela UFAL (1973) com doutorado em Linguística e Ensino do Francês, através da Université de Franche Comté Besançon (1985), possui larga experiência na área de Linguística Aplicada, em especial na linha de Ensino e Aprendizagem de Línguas, atuando principalmente nos temas: leitura, produção, autonomia relativa, língua materna, língua estrangeira e produção escrita. Os projetos de pesquisa que desenvolve têm contribuído de forma profícua para a construção de uma conduta investigativa e inovadora no tocante ao Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas no campo educacional brasileiro.      
Em Relações entre Produção de texto, Leitura e Gramática na sala de aula, artigo de sua autoria publicado no periódico norte-rio-grandense Odisseia, a pesquisadora procura tratar dos elos existentes entre os atos de ler e escrever e da influência dos preceitos normativos da gramática nesse conjunto, inserindo-os no contexto da sala de aula. A argumentação é quase sempre objetiva e de fácil compreensão, mas sem perder a fundamentação e o teor científico que amparam suas colocações.      
Neste artigo, a autora objetiva trabalhar sobre as relações entre produção textual, leitura e gramática na sala de aula de língua materna, amparando-se nas reflexões de Morin (2000), Bakthin (1977) e Marcuschi (1997) e na noção de complexidade linguística. Para isso, observou-se uma situação interativa em uma sala de aula de língua portuguesa para universitários de um curso com programa de leitura e produção de textos, onde foi avaliado o tratamento dado às competências de oralidade e escrita, além dos tópicos de gramática, nas construções textuais dos alunos por meio de gêneros de texto orais e escritos. Os resultados apontaram para a identificação de várias inadequações de cunho linguístico, tais como argumentação pouco fundamentada, clichês ou obviedades e paráfrase excessiva do texto. A autora conclui que eles são decorrentes de uma prática de ensino da LM centralizadora e fundamentalista, que tem na ideia de “língua” e “ensino” um modelo hierárquico, que foge à estrutura concreta de enunciação (BAKTHIN, 1997) e recomenda que o docente orientador em sala de aula contribua para a reformulação do texto, garantindo as qualidades textuais e discursivas sem impor um padrão de sua preferência particular. Zozolli ainda pondera a respeito da necessidade de se aderir à luta contra as ideologias quantitativas do mercado capitalista em detrimento de um comprometimento mais efetivo dos gestores da educação com os papéis que lhes são de direito executar.                
O texto de Zozolli é uma produção de grande relevância para os estudos na área de Linguagens em nosso país, tendo em vista que lança mão de visões arbitrárias, tendenciosas e hierárquicas sobre o ensino de LM e nos brinda com uma análise coerente, embasada nas teorias do cânone dos estudos da linguagem, acerca das competências de escrita e oralidade, bem como das habilidades de adequação à variedade linguística padrão, isto é, a norma culta, através do uso coerente dos conhecimentos gramáticos. Um conhecimento mais que útil nas aulas de LM.             
O artigo é indicado para iniciantes nos estudos linguísticos, professores de Língua Portuguesa e suas Literaturas, gestores administrativos das instituições escolares, bem como todos aqueles que possuírem interesse em conhecer um pouco mais das relações que ocorrem em nosso idioma e do funcionalismo básico da língua. O texto possui uma linguagem de entendimento relativamente fácil, mas em todo caso se obterá um maior aproveitamento das exposições da autora em relação às questões de escrita, leitura e gramática, se o leitor possuir alguma noção básica dos elementos mencionados e sua aplicação nas salas de aula brasileiras.          

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