Total de visualizações de página

domingo, 29 de maio de 2011

Falsa bondade, real maldade.

 Um domingo normal, um dia normal e recebo uma notícia que parece a cada dia mais normal em nossa sociedade. O jovem Ká Stock foi encontrado morto, vítima de um brutal assassinato na cidade de Natal (estupro, estrangulamento e esfaqueamento). E de onde vem todo esse ódio aos gays? E que direito esses "seres humanos" tem de tirar a vida de outra pessoa? Por que os gays incomodam tanto a esse tipo de gente?

É triste, frustrante, incômodo... maligno. O Ministério da Educação decide distribuir um kit anti-homofobia, isto é, que ensina a importância de conviver e respeitar o diferente, o outro, aquilo que não seguimos, mas nem por tal motivo devemos censurar ou repudiar. Resultado? Milhares de evangélicos unem-se contra a medida do governo federal alegando que a medida vai contra os "preceitos divinos", nega a existência de um "Deus maior" e "descumpre as leis bíblicas". Danem-se todos! Que tipo de pessoas você são? Pergunto-me, então, que amor e que Deus é este que preferem a morte de pessoas de carne e osso, filhos do mesmo Deus? Não tenho dúvidas de que essas pessoas que tanto defendem a ideia de o homossexualismo não ser um distúrbio pecaminoso não encontrarão sequer um recanto junto a Deus, ao verdadeiro, onipotente, onipresente e onisciente. O que vocês, meus caros, tanto prezam em vossas igrejas adornadas com as mais belas peças e decorações oriundas da ganância e da ambição humanas (que ironia, não?) jamais será a verdadeira vontade divina. Vocês transpiram maldade - e o pior, uma maldade velada, encoberta pela "obediência" aos mandamentos bíblicos.

Em uma canção que costumo ouvir em meus momentos de solidão e divagações, a intérprete usa da seguinte frase: "Na bondade mora a força". Sim, acredito nisso e confio que nos ínfimos pingos de bondade e amor que permeiam os poucos corações sublimes da humanidade haja também força de lutar contra a disseminação da ignorância e do desamor ao outro. É isso mesmo! É esse "outro" ao qual devemos respeito e amor, esse "outro" é nosso irmão também. Se o "outro" beija a boca de um homem ou de uma mulher não importa. É um detalhe minúsculo diante da imensidão da lição deixada por Jesus dentre os humanos: "ama o teu próximo!". Aos corações duros, impiedosos e desprovidos de sensibilidade humana, "ama o teu próximo". Não discrimina, não humilha, não mata o teu próximo, o "outro".

Sinto que as dores maiores de todos aqueles que deixaram as vidas aqui pelas mãos de gente má e cruel não foram as das balas perfurando a carne viva e pulsante, não foram as cutiladas com facas afiadas fazendo jorrar o sangue, não foram sequer os estupros forçados, doloridos e humilhantes. A maior das dores é saber os motivos reais pelos quais se passou por todo o resto. A dor mais cruel é a de saber que você é visto como um produto do diabo, uma manifestação de outro mundo, que merece ser combatida com ódio, ódio e ódio, mas com doses extras de humilhação e retaliação social.

Acordem deste sono de hipocrisia, preconceito e negligência. Por favor, saiam desse mar de desamor e ignorância. Tentem imaginar (porque sentir é improvável demais) a dor que ataca o coração e o espírito da mãe do jovem Ká Stock e de todos os outros que morreram e ainda morrerão nas mãos de gente sem amor. Tentem enxergar além do que todos vêem - provem a liberdade, vejam com olhos livres. Quanto sangue e dignidade ainda terá de ser derramado em detrimento de uma ideologia macabra de expurgar a sociedade de homossexuais, sejam eles homens ou mulheres? 

Já temos problemas demais aqui embaixo. 
Não façam desse mundo algo pior do que ele já vem se transformando.
Sejam humanos. "Amai o teu próximo."

Nota especial: De acordo com informações oficiais fornecidas pela equipe de reportagem da InterTV e por um amigo pessoal de Ká Stock, o corpo do jovem de 19 anos foi encontrado hoje (29) pela parte da manhã em uma granja próxima a São Gonçalo do Amarante. O jovem estava voltando pra casa por volta da meia noite de uma festa com amigos, quando deixou-os em casa e saiu caminhando até sua residência. De acordo com amigo da vítima que testemunhou quando o corpo foi encontrado, sinais de estrangulamento, estupro e esfaqueamento estavam no local, além de ter tido os dentes quebrados e de ser encontrado com a boca cheia de terra, e sem roupa íntima.

Então, diante disso será que as campanhas contra os direitos dos homossexuais continuarão firmes e fortes? Tenho medo da resposta, sinceramente. Mas não vou me desviar do essencial - "Na bondade mora a força" - "Amai teu próximo".

5 comentários:

  1. André, que bom você ter voltado a postar seus maravilhosos textos.
    Realmente é um absurdo esse caso e dentre vários outros que acontecem na nossa sociedade, sejam eles morais, éticos, preconceituosos... Mas, que só vem a tona em situações como essa... Quanto esse "kit anti homofobia", tem e precisa ser estudado, confesso que anda pensado sobre isso, até então achava uma ideia interessante, pois pela psicanálise já parece está definida lá pela infância, não precisa temer "o mundo cor de rosa"... No entanto, o MEC, bem deve saber que INFELIZMENTE prever que a sala de aula ainda não propicia um âmbito de reflexão...Por isso, sou um pouco sensível a essa causa, acho que as escolas devem passar pelo processo de reeducação urgente, mas para isso é preciso que as der condições, caso contrário isso será banalizado, ao invés mudar alguma coisa... Não precisa, nem sermos tão profundo, basta olhar os materiais que chegam nessas escolas, mas que os professores não em condições de trabalhar - é uma situação bastante complexa. E confesso, que como ser mutável, preciso amadurecer muito, pois essas mesmas vão além do que um simples olhar supérfluo...

    Parabéns pelo texto.
    Abração,

    Jailma Lopes

    ResponderExcluir
  2. Te adoro, flor :)

    Seus comentários são sempre esclarecedores e detentores de ares filosóficos! É muito bom escrever e ser entendido ou refutado por alguém do seu gabarito, menina!

    É uma questão realmente complexa - o caso do kit.
    Concordo com você que as nossas escolas e professores, em muitos casos, ainda não têm uma condulta reflexivo-construtivista com relação à discussão do tema "homossexualismo" em sala de aula. Porém, me pergunto: E quando vamos dar início a essa empreitada em prol do respeito à diversidade? Penso que algo deve ser pensado a respeito e pra já!

    Precisamos da ajuda de pessoas como você!

    Te prezo muito e de admiro demais :)

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o texto,acredito que deus é por todos,independente de opção sexual raça e etc.afinal somos todos "farinha do mesmo saco",ou seja:somos todos filhos de deus..

    ResponderExcluir
  4. o texto ta maravilhoso parabéns André,e como você colocou todos somos iguais,pois somos filhos de um mesmo deus,no qual não quer que seus filhos façam maldades uns com os outros ele só quer que cada um aprenda a conviver com as diferenças dos demais,pois como vocês sabem nem deus agradou a todos e por isso foi humilhador e maltratado e a maioria das pessoas na época acharam aquilo normal,vocês querem cometer os mesmos erros que essas pessoas cometeram?humilhar e maltratar a quem não tem nem o direito de se defender dignamente. A sociedade tira conclusões precipitas esse é o erro,não dá chance das pessoas mostra oque realmente é, pois não uma opção sexual que vai determina seu caráter,mas sim o seu interior,antes de julga conheçam primeiro e depois tirem suas conclusões.

    ResponderExcluir
  5. Texto maravilhoso andré, e sim somos todos iguais e temos que lutar pelos nossos direitos. abraço

    ResponderExcluir