Total de visualizações de página

sábado, 4 de dezembro de 2010

Orgasmo educacional & Orgulho do aprendizado - parte 2

A crença de que é na educação que atingiremos a verdadeira liberdade é disseminada por aí já tem um tempo. Certamente, não é a maioria das pessoas que condiz com os ideais libertários na educação; muitos porque nem os conhecem, outros por receio de aplicá-los e saírem frustrados da experiência e outros por simples ignorância e alienação mesmo. Isso tudo (principalmente o último grupo de profissionais citados), obviamente, tem uma certa carga negativa sob o desenvolvimento da educação libertária. Mas para por aí! Porque quando se acredita em algo verdadeiramente, com muita força e determinação e se luta por isso, se chora, se dança e ri por isso também, as coisas acontecem. Estejam certos, porque venho tendo a comprovação de tudo que falei a algum tempo, o que não tornas minhas palavras vazias e utópicas. 

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira (escola onde leciono Língua Portuguesa e Cultura do RN) estão todos de parabéns pelo esforço que veem empregando nas atividades do projeto "Semana de Línguas" e 2 edições até então realizadas - "Literatura de Terror: uma visita à elegante essência do medo" & "A magia da palavra no limiar da Literatura Fantástica". Não existe sucesso de fato sem trabalho. O único lugar onde, provavelmente, o sucesso venha primeiro que o trabalho é nos dicionários. Meninos e meninas dessas turmas, sob orientação da minha pessoa, da nossa grande parceira na escola, a supervisora Andréia Laureano, bem como da professora Francisca das Chagas e do professor Nilson Lima, puderam analisar as diversas formas de manifestação e representação social que uma língua pode assumir. Livros, músicas, filmes, vídeos, fotografias - são inúmeras as maneiras de analisar aspectos da Língua Portuguesa, e de quaisquer outras, em sala de aula. 

Os "parabéns" se estendem além do esforço e sucesso do projeto "Semana de Línguas" entre os alunos e alguns poucos professores da escola! Ontem recebi a notícia de que nosso projeto havia ficado em 1º lugar no PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO 2010-2011, na classificação dos projetos de "Destaque Social" (projetos com menos de 1 ano de atuação), onde concorremos com cerca de 200 projetos de todo o Brasil, com ênfase nas regiões sul e sudeste, onde os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul eram maioria com número de projetos inscritos. Estou irradiando até agora! Emocionado, nervoso, feliz, eufórico - tudo junto. Já chorei, ri e dancei o que podia e o que não podia com os meninos, pois essa conquista está na história e será lembrada por eles até o fim da vida. Não é drama, vejam só: projetos de grandes escolas privadas e escolas públicas das regiões mais desenvolvidas do país não tiveram seu projetos selecionados em 1º lugar, mas uma escolinha localizada no interior RN, na cidade de Ipanguaçu e, ainda, distante 22km do centro da cidade consegue arrebatar tal classificação. É de fazer os olhos de qualquer pessoa, que seja sensível, brilharem e lacrimejarem. Muito, muito, muito orgulhoso mesmo do quanto aquelas crianças evoluíram e de que como o esforço delas em crescer e mudar suas realidade e a do mundo ao redor delas. Tudo isso através da leitura, da literatura. É encantador e gratificante ver no que termina simples indicações de livros para leitura em sala e em casa. Parabéns meninos, vocês merecem cada coisa que conquistam!

É depois de experiências como essas que entendo cada vez mais qual é o meu papel por aqui, nesse mundo. É com amor, dedicação e senso libertário que se constrói um educação centrada e coerente. É por acreditar nos alunos, no desenvolvimento e trabalho deles que é possível conseguir tais resultados em condições tão adversas. "Eu amo meu trabalho".

Para finalizar, ontem foi encerrada a 2ª edição da Semana de Línguas, que teve como tema a Literatura Fantástica. O evento foi iniciado na quarta-feira (01/12) com as exposições e apresentações culturais baseadas nos livros "O Pequeno Príncipe" (6º ano), de Antoine de Saint-Exupéry, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (7º ano), de J.K. Rowling, "Alice no País das Maravilhas" (8º ano), de Lewis Carroll e "As Crônicas de Nárnia" (9º ano), de C.S. Lewis. Na quinta-feira (02/12) aconteceram as oficinas sobre a história da literatura de fantasia e de como utilizar jogos pedagógicos em aulas de Língua Inglesa e Língua Espanhola. Ontem, (03/12), nossa 2ª Semana de Línguas foi encerrada com o baile fantástico, onde todos os alunos, e eu (é claro!), dançamos muitos, praticamente até entrar em coma. Foi maravilhoso, nos esbaldamos mesmo com as music dance do momento e, ainda bem, que muitos de vocês, leitores e leitoras, não me viram ontem, pois meus estado físico e psicológico não condizia nada com minha postura formal de sempre. Me diverti muito com os meninos e comemoramos nossas vitórias ao longo deste ano letivo. Eu propus a revolução, os alunos aceitaram e, assim, botamos a cara na praça! Resistência? Só o que houve, claro.  Até ontem, em plena comemoração e encerramento do nosso projeto, as pessoas do "contra" e do "nada dá certo" e do "tudo isso é uma besteira" quiseram mostrar suas asinhas! Mas, ressalto, só quiseram, pois o baile aconteceu, foi um sucesso, os meninos curtiram muito e quase morri de dançar, mas cumpri minha meta de dançar com todos os cento e bolinha alunos e alunas para os quais leciono.  Sabem, já me importei mais com essas pessoas, tentei ser solidário, mas nada deu muito certo. Então, não estou nem aí para nenhuma delas, o que me importa são os alunos, é para eles, e só para eles, que tudo isso é pensado e feito, e os demais que continuem em suas confabulações no intuito de destruir nosso movimento pela educação libertária através da literatura, até porque, como bem dizem o título do post e minha pretty English teacher Pri Aliança, "não existe revolução sem resistência". E bem, enquanto eles resistirem, nós revolucionaremos. Quando eles pararem... é sinal de que ganhamos mais uma batalha!

5 comentários:

  1. André, estou maravilhado com a conquista sua e de seus alunos e daqueles que te ajudaram e acreditaram em seus objetivos!Adaptando um trecho de Lispector, "ele acreditava em educação libertária, e como acreditava, ela existia"!!! Não existem palavras para descrever minha situação agora (e acho que você também pensa assim). Uma cidadezinha do interior, aparentemente sem nada a oferecer para nosso país, em 1º lugar! Não sei se você concorda, mas me remeteu à medalha de ouro na OBMEP do nosso colega Claudeilton. É Ip nos TTs agora! \o/
    Agora, mais do que nunca, é preciso trabalhar duro na educação, para manter e aumentar essas conquistas e progressos cada vez mais! Expandir na medida do possível, para onde for possível e impossível!
    E um pensamento que me fez rir foi a cara de inveja desses professores céticos, que desde o começo desacreditaram em seu trabalho! Que isso os ajude a ver que resolver equações de A a Z e fazer a análise sintática de um zilhão de frases não vai servir de nada, e que só torna o aluno um robô: fazem o que os outros querem, porque não sabem fazer nada sozinhos!
    Congratulations to you and your students! :D

    ResponderExcluir
  2. Meu caro André, sou uma pessoa maravilhada por conhecer uma pessoa como você... Meu amigo tenho muito orgulho de te conhecer.... Já sonhei com muita coisa, mas hoje sonho em uma dia, entrar em uma sala de aula como você e fazer as pessoas pensarem para que por sua conta própria, mudem a nossa realidade...
    Como Tertu, falou essa suas vitória remete a nossa colocação na OBMEP e não há como pensarmos nisso e não lembrarmos o nosso querido professor de matemática Heber, o quanto ele se esforçou para que isso acontecesse.... Então aproveito esse momento pra da o parabéns a ambos!!!!!
    Tenho orgulho de conhecer pessoas como vocês...

    Sucesso amigo
    P.S: Quando crescer quero ser igual a vocês...

    Jailma Lopes
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Vocês não sabem como é comovente, para nós, que acreditamos em uma educação libertária, ver isso, parabéns, André, acho merecida a citação do trabalho do Carlos Negreiro, creio que muito do que André faz se inspira nas aulas dele e a leitura... do mundo, dos livros... realmente faz muita diferença.
    Continue com seu entusiasmo, professor!

    Fico feliz que Andreia Laureano esteja participando de tudo.

    ResponderExcluir
  4. Precisa dizer mais?

    André, você é uma pessoa que brilha e usa sua própria luz pra iluminar os caminhos alheios. Você é o cara da alegoria da caverna - mas que não se deixou matar pelos companheiros. Você é o Mr. Gruwell do semiárido!

    Pronto, outras coisas eu disse pessoalmente já. Parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  5. Tertulino e Jailma, muitíssimo obrigado pelos parabéns e palavras gentis que vocês sempre estão dispensando em forma de comentário aqui no nosso blog. Obrigado mesmo!

    Maurício, fico feliz que você também seja um partidário da educação pela liberdade, da educação libertária! Saiba também de uma coisa: Andréia Laureano é muitíssimo comprometida com o projeto e ela tem dado muito apoio à questão de incentivo à leitura nas escolas do campo, como a nossa!

    Por fim, mas não menos importante, THANK YOU SO MUCH, PRI! Valeu mesmo, é em você que eu me espelho, também, para desenvolver o trabalho que venho fazendo com os alunos neste ano! "Mr. Gruwell do semiárido" - MY GOD! That's a HONOUR! Sou muito agradecido a você por tudo, certo? Até pelas broncas, pois elas tbm ensinam! Sem palavras agora, só sentimentos...

    ResponderExcluir