Total de visualizações de página

sábado, 25 de dezembro de 2010

É Tempo de Refletir!



Mais um ano que está chegando fim e com isso mais um dezembro que carrega o prelúdio de um Feliz Natal e um próspero ano novo. Com o título do post, não quero resumir a necessidade de pensar e refletir sobre nossos atos e escolhas apenas ao período natalino, até porque isso seria um tanto improvável partindo de mim, já que acredito que a mudança real mora dentro da análise cotidiana das nossas atitudes enquanto seres viventes desta Terra. Não vou usar de hipocrisia para falar da data. É um momento muito esperado por mim, desde criança até agora, enquanto adolescente. As decorações, canções, troca de presentes... toda essa atmosfera que anuncia o dia 25 de dezembro sempre foi extremamente persuasiva em relação a mim e a outras tantas pessoas por aí.

Tenho procurado, ultimamente, afastar, em parte, a ideia de Natal das religiões. Admiro tanto a data e sua importância, que vejo como inadequado ligá-la completamente às religiões humanas, tendo em vista que estas veem entrando em declínio e desgraça; resultado da ambição e ganância daqueles que se dizem "Messias" da palavra divina entre os homens. Algumas igrejas, inclusive, têm passado pelo enfrentamento de processos condizentes a desvio de dinheiro e similares. E onde isso se passa? Nas ditas "santas casas". 

Óbvio também, que ainda existem pessoas que seguem acreditando em alguma religião e que são seres maravilhosos, responsáveis pela "não queda" dos pilares religiosos até então. São pessoas que fazem a diferença em meio a tanta dor, indignação e ignorância. Elas continuam lutando arduamente dentro de suas doutrinas para que o mundo ao seu redor possa ser um pouquinho, ou muito, melhor do que é agora. Eu saí desse meio para dar minha contribuição em outro, o qual acho mais relevante: o da educação.

Como descrever o Natal? É a data onde comemoramos o nascimento do menino Jesus, o nosso Salvador! Ele salvou a humanidade sim! E o que hoje vemos de ruim e de sujo entre os homens é produto das nossas escolhas e falhas. Fomos salvos uma vez. Então, no mínimo, deveríamos ter sido mais agradecidos e não ter deixado os homens caírem em desgraça como nos tempos atuais. Essa é a época mais propícia do ano para refletir sobre as coisas ditas, as escolhas feitas, as atitudes tomadas. É um tempo onde todos estão se preparando para o novo, o esperado ano novo. Cabe, então, refletir sobre quem fomos e quem queremos ser daqui para a frente. Se deixar abater pelas coisas tristes do mundo não é o objetivo aqui - Quero transmitir a simples mensagem de que devemos ser a mudança que queremos ver. Somos poucos? Sim, somos! Mas nenhuma revolução jamais existiu sem resistência. 

Desejo a todos os amigos e amigas, leitores (as) do blog, orkuteiros de plantão, twitters, facebookers e outros, um Natal de muita reflexão. Que todos possam refletir sobre o que essa data representa em sua essência e que a partir daí possamos ver com olhos livres o mundo ao nosso redor, sem nos prender a banalidades ao ideais distorcidos sobre o Natal, essa data que pouco tem a ver com religiões humanas; mas muito tem de ligação com o amor, a benevolência e a liberdade, virtudes do Pai atribuídas aos filhos e filhas como semelhança. Tenham todos um excelente dia e não esqueçam jamais de refletir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário