Total de visualizações de página

domingo, 31 de outubro de 2010

Ser Professor



Difícil? Árduo? Humilhante? São tantos os adjetivos atemorizantes atribuídos à profissão de professor que, às vezes, me pergunto o que me leva a querer exercer tal tarefa. Já pensei, é claro, que a resposta poderia estar atrelada a algum distúrbio psicológico incurável ou a alguma desilusão momentânea que, certamente, passaria com o tempo. Não passou. Hoje já sei a resposta exata às minhas velhas perguntas. É amor.
É por ele, e com ele, que nenhum comentário do tipo: “Tanta inteligência dispersada...” ou “Você quer mesmo ser professor? Médico ganha mais!” nunca me desviaram do meu verdadeiro e real destino, o de ensinar. Pode ser muita pretensão, e peço perdão se o for, mas toda a beleza do ofício de salvar vidas dada aos médicos, a justa conduta de lidar com o certo e o errado dos advogados ou mesmo a destreza de centenas de pedreiros que constroem centenas de andares de luxuosos prédios, não carregam a beleza do ato de ensinar, de educar, de ser professor. Nada é mais belo que transmitir a outras pessoas tudo o que você aprendeu e vem aprendendo, pois isso faz de você alguém útil, além de comprovar as palavras de um velho ídolo literário, Oscar Wilde, que diz o seguinte acerca da vida: “Existir é fácil, por isso há tanta gente no mundo. Viver é que é difícil.”
Ver com seus próprios olhos, “olhos livres”, que as crianças, adolescentes ou jovens respondem positivamente aos seus ensinamentos não tem preço, é impagável. Um sorriso, uma pergunta excitada, a vontade de descobrir mais junto a você, tudo configura um prazer quase divino no simples ato de estar na sala de aula.
Um bom professor é também educador. Ele não se restringe à monotonia do quadro negro e do giz como únicos e intocáveis recursos de aprendizagem. No entanto, quando nos excitamos por demais podemos sofrer com a incompreensão, e às vezes inveja, dos colegas de trabalho ou pior: não ser compreendido pelos alunos. Se toda a beleza de ensinar já foi mencionada não se pode omitir o lado obscuro desta profissão, até porque todos somos feitos de luz e trevas. Noites a fio sem dormir em busca da aula especial e criativa para tornar o estudo de regras gramaticais velhas e chatas interessante e produtivo, horas de leitura no intuito de encontrar aquele texto que faz você gritar de euforia por saber que seus estudantes gostarão daquilo, acharão legal. Quem está fora deste universo não entende. Não pode entender. Não adianta. Só o educador que é responsável por salas de aula, alunos, pessoas com as quais ele se importa é que pode falar do que sente ao se deparar com a intolerância, libertinagem e desinteresse de um aluno. Se você, leitor, é aluno faça um esforço, reconhecendo os esforços dos seus verdadeiros mestres. Não o julgue pela sua euforia em sala, pelo monte de atividades que são direcionadas para sua própria formação pessoal ou pelos horários vagos que ele por vezes ocupa. Quer saber? Ele só é um pai solitário que quer estar com os filhos. É brega, sentimental, antiquado, meloso. É ser professor.
Eu, particularmente, já fui acometido por esta doença e morrerei em demasiada felicidade se nela estiver. Apesar dos pesares, das dificuldades, atribulações e desafios diários não vale a pena jogar tudo pela janela. Não sou fraco. De tudo, só o bom fica. Apenas os momentos da mais pura e verdadeira alegria, das conquistas, mudanças e revelações. Amo o que faço e amo as pessoas para as quais faço. Será eu algum herói por amar tanto isso tudo? Não, sou apenas um professor.

4 comentários:

  1. Realmente não entendo como exista gente que não valorize esta classe que essencial para fundamentar o PENSA...
    Já sonhei ser, administradora de empresas, já sonhei ser engenheira química, no meu tempo de cegueira branca, condicionado por vários fatores, mas hoje sonho em um dia: CHEGAR EM UMA SALA DE AULA DAR O MELHOR DE MIM E PLANTAR SEMENTES DE PENSAR QUE POSSIBILITEM VER TAIS PESSOAS, MUDAREM ESSA SOCIEDADE, CORROMPIDA POR INJUSTIÇAS...
    Esse sonho pode até parecer patético, não me importa é meu, tenho vontade de gritar isso pra todo o mundo. Sou instigada por MUDAR, tal realidade que tanta me inquieta...

    ResponderExcluir
  2. André!, fiquei exorbitantemente entusiasmada com o que você disse em sua postagem!.Isso me fez querer ir ainda mais além com o meu desejo de ser professora algum dia...algum dia ,esse,muito próximo...
    Muitos sonham em ser artista de televisao,cinema e tal,meu sonho é o mesmo que o seu,porém o seu já foi realizdo,o meu ainda nem começou!...
    Eu poderia querer também,ser médica bem sucedida,mas quem sabe nao eh?!,mas no moment quero salvar vidas de outra maneira.O meu bisturí será o lápis,o giz...minha prancheta serao os livros e cadernos;meus pacientes serão aqueles que querem aprender e minhas recomendaçoes para quem me consulta é que leiam,leiam muito e acreditem que um dia fará parte de um mundo de intelectuais e profissionais,sendo consequencias de um bom aprendizado,e que passem isso adiante,como voce faz agora!...sempe disse aos meus professores que passaram por minha vida que sempre admirei muito essa profissao;Muitos me falam,que eu nao penso grande,que querer ser professor nao é um objetivo de muito valor"..Acho um absurdo pensar dessa maneira!.Se nao fosse o professor,hoje nao teriamos um Arqueólogo,um cientista,um escritor...e isso,nao é pensar grande?,por esse motivo é que sempre os agradeço por ter feito parte de meu desenvolvimento enquanto gente! e desde já,agradeço-te! XD

    ResponderExcluir
  3. André antes de tudo gostaria de elogiá - lo, eu sei que se você realmente seguir essa profissão você estará fazendo um ENORME favor a nossa sociedade. Me adimira muito os seus argumentos com relação a dádiva de ser professor, que muitas vezes é uma profissão desmerecida por muitos. Na minha visão não existe uma "melhor profissão", ela torna - se "melhor" quando é algo que você faz com prazer e se dedica de corpo e alma, isso é importante, fazer o que gosta, e educar hoje em dia não é uma tarefa muito fácil...
    Não vou mentir, já pensei na possibilidade de ser professora, mas essa ainda não é minha verdadeira opção já que sonho em ajudar as pessoas de outra forma(saúde), mas se seguisse por esse caminho gostaria de ser como alguns dos nossos professores do if, que são prfessores, amigos, pai...em fim, sempre se preocupando com nosso futuro, e ser professor é isso,é um pai que se preocupa com a educação e possível futuro de seus filhos...
    POr isso meu amigo, eu te parabenizo pelos seus ideais, que são tão belos, e eu sei que você vai conseguir e ser um ótimo mestre.

    ResponderExcluir
  4. André , inicialmente preciso elogiar essa sua iniciativa , a educação necessita de forças como essas, você esta como sempre de parabéns !

    ResponderExcluir