Total de visualizações de página

sábado, 30 de outubro de 2010

Novos tempos...

10h13min - Já havia tomado a decisão a algum tempo, mas com a minha vida cheia de "turbulências" acadêmicas, profissionais e pessoais fui adiando a criação deste blog, pelo qual vos escrevo! Sendo amante incondicional e inexorável (é sério mesmo!) das letras e literatura, certamente sei do quão importante é o ato de escrever! A partir de hoje, então, escreverei por aqui nada mais que meus pensamentos, princípios e reflexões sobre temas diversos, dos quais eu tenha algum conhecimento, que envolvam principalmente o debate educacional em nosso país. A ideia deste blog não é "impor" visões particulares e muito menos dar "fórmulas prontas" de como agir em sala de aula. O propósito disso tudo é: estimular a revolução, em detrimento da paciência! Como já dizia um dos mais ilustres representantes da Literatura em Línguas Portuguesa, José Saramago, "É muito comum ouvir-se dizer da boca de políticos recém-instalados que a impaciência é contra-revolucionária. Talvez seja, talvez, mas eu inclino-me a pensar que, pelo contrário, muitas revoluções se perderam por demasiada paciência. Obviamente, nada tenho de pessoal contra a esperança, mas prefiro a impaciência." É interessante notar que na colocação do escritor há uma tendência à questão política mundial, mas aqui o viés adotado será o da educação. Mas sem medo, pessoas! Não é porque o assunto tem um certo ar (ou melhor seria 'ventania') de polêmica que não iremos nos divertir por aqui. Desde já, convido a todos e a todas a acompanharem o que vier a ser postado por aqui. Não desejarei um boa leitura, como é de praxe, até porque muitos poderão (e, certamente, irão) simplesmente ignorar o conteúdo que apresentarei por aqui. Porém, se você acredita que na educação, há libertação...

4 comentários:

  1. ... Acredito sim, pode haver libertação através da Educação, nossa pequena escola, localizada na zona rural de Ipanguaçu/RN, a 22 km de distância da sede da cidade, Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, onde posso ver os alunos com livros nas mãos, diga-se de passagem, clássicos da literatura, questionando, e pedindo mais, sei que é fruto de um trabalho, desenvolvido ousadamente por um professor recém chegado que não dávamos nada por ele (palavras de um aluno), é André Magri Ribeiro de Melo, é fruto do seu esforço e trabalho sim, pois fazer as coisas certas dão trabalho, sou testemunha disso sim. E estarei sempre aqui, na escola, onde precisar.

    ResponderExcluir
  2. Andréia, você me emociona com suas palavras! Fico muitíssimo grato pelo seu reconhecimento :) Acho que faço isso porque faço feliz. Estou realizado quando estou em sala de aula junto aos meus alunos. Você é tão especial quanto eles para mim! É uma grande parceira da educação libertária e, por isso, temos muito em comum. Apareça sempre por aqui, pois este blog é nosso: daqueles que se importam com a educação.

    ResponderExcluir
  3. André Parabéns pelo seu trabalho como professor, e o seu blog é mó dahora ..

    Bruno

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Bruno! É uma honra receber um comentário assim de vossa senhoria! :)) Apareça sempre por aqui e suas sugestões de posts serão sempre bem vindas.

    Abraço.

    ResponderExcluir